Assim, você direciona um monte de tráfego para sua página inicial. Isso é ótimo!
Mas essa é apenas a primeira parte de seu trabalho como marqueteiro. Agora que você tem o cliente olhando para sua vitrine virtual, o próximo e mais crucial passo é levá-lo a passar tempo no site - com um olho para eventualmente levá-lo até a caixa.
Se você é um varejista que vende produtos tangíveis, você pode facilmente recorrer a táticas experimentadas e comprovadas para criar experiências deliciosas, engajar seus clientes e fazê-los “adicionar item ao carrinho”.
Mas quando se trata do mundo do marketing on-line, as regras estão em constante evolução. Aqui estão nossas 5 principais dicas para melhorar drasticamente a forma como os usuários se envolvem com seu site.
Dica # 1 - Funil Interativo - A resposta final do usuário
Interatividade refere-se a um fluxo de informações de duas vias no qual seu website responde à solicitação de um usuário.
A interatividade pode desempenhar um papel desde o topo do funil quando o usuário entra na fase de conscientização e continua através do meio e da base do funil até a fase de conversão.
Vamos começar pela parte superior do funil: com um grupo suficientemente grande de visitantes, é possível segmentar os usuários em diferentes grupos. Cada grupo é conduzido a uma página de aterrissagem diferente.
Mas como distinguir entre os grupos?
Normalmente, é baseado em comportamentos compartilhados (por exemplo, palavra-chave) ou características (por exemplo, geolocalização). Cada segmento vê um conteúdo diferente e recebe uma experiência de usuário diferente.
Agora vamos falar sobre o meio do funil (fase de consideração): este é o estágio onde as ferramentas interativas podem realmente fazer a diferença.
Seu conteúdo interativo deve cumprir 2 objetivos:
- Aumentar o interesse do cliente em seu produto
- Encorajá-los a continuar até o fundo do funil (decisão de compra)
Dica # 2 - Gamificação - Todos gostam de brincar
A gamificação é a aplicação de elementos típicos de jogo (pontuação, competição com outros, regras de jogo) a outras áreas de atividade, normalmente como uma técnica de marketing on-line para encorajar o envolvimento do usuário com um produto ou serviço.
A gamificação está em toda parte: Plataformas educacionais como Datacamp e Babbel, que atualizam sua pontuação com base no seu desempenho.
Aplicativos de cuidado e exercício que lhe enviam notificações emoji-filled push quando você mantém seu compromisso por vários dias corridos (HeadSpace é o exemplo perfeito).
Programas de recompensa como um executado pela Starbucks, onde você ganha estrelas e progride através de níveis com base no quanto você compra.
Há uma criança dentro de todos nós. E essa criança ainda fica emocionada com os jogos. Para “permanecer no jogo”, você precisa transformar sua experiência de usuário em uma experiência única.
Dica #3 - Pense pequeno - Pense móvel
As buscas móveis ultrapassaram as buscas de desktop pela primeira vez em 2015. Hoje, é cerca de 70:30 a favor do celular, mas em alguns setores, como os sites de encontros , por exemplo, a porcentagem de usuários móveis sobe para 90%.
À medida que as pessoas se tornaram mais confortáveis com seus smartphones, elas têm usado cada vez mais esses dispositivos menores para procurar produtos, tomar decisões e - sim - até mesmo para comprar.
É absolutamente essencial que seu website esteja pronto para o celular. Para começar, a versão móvel de seu website é o site pelo qual o Google o julga - quer você esteja pronto ou não.
Mas SEO à parte, otimizar seu website para celular é o primeiro passo que você deve dar para envolver seus usuários móveis.
Se você ainda não tiver um aplicativo ou um site móvel, vá em frente e ponha a equipe de produtos a trabalhar em um. É um projeto de 2 meses que não deve custar muito.
Dica #4 - Re-Engajamento - Emails que os atraem de volta
O envolvimento dos usuários não termina apenas quando um usuário deixa seu website após sua primeira visita.
Você pode trazê-los de volta através do que é conhecido como re-engajamento: a prática de enviar e-mails ou servir anúncios para usuários que já demonstraram intenção de converter em seu website. O re-engajamento por e-mail é essencialmente um processo de 2 etapas: O primeiro passo é o processo de captura de leads de e-mail.
Há pelo menos 10 maneiras de capturar leads sem perturbar seus visitantes, por exemplo, apresentar um popup no final de seu conteúdo, oferecer uma atualização de conteúdo (para a qual o usuário deve digitar seu endereço de e-mail), ou adicionar uma barra lateral não intrusiva. A etapa 2 é o próprio e-mail.
O Hubspot oferece 10 exemplos de grandes e-mails de re-encaminhamento. Gostamos especialmente do número 4, Gramática, que combina reengagement e gamification. Esta é a sua chance de ser criativo.
Entenda por que o usuário veio ao seu site para começar, liste os incentivos que podem atraí-lo de volta e simplesmente forneça-os a ele.
Dica #5 - Não Esqueça de Medir - Metas de Conversão no Google Analytics
Quando se trata de medir o engajamento do usuário -Google Analytics é seu melhor amigo.
As 3 principais métricas para medir o engajamento do usuário são:
Bounce rate: A porcentagem de visitantes que saem de seu site depois de ver apenas uma página. Para uma visualização mais aprofundada, você também pode visualizar a taxa de retorno para cada página em seu site. Quanto mais baixo o bounce rate, melhor você está fazendo para engajar os usuários.
Visualizações de páginas: O número de vezes que uma página em seu site é carregada por um usuário. Uma única sessão de usuário pode incluir muitas visualizações de páginas (se o usuário navegar para várias páginas de seu website antes de sair). As visualizações de página dizem quais páginas atraem mais atenção.
O tempo gasto na página: Quando se trata de conteúdo do site (posts em blogs, infográficos, gráficos comparativos, guias de como fazer), a melhor maneira de medir se os usuários estão envolvidos é olhar o tempo na página. Se você estiver lendo esta frase, então é provável que você tenha gastado pelo menos alguns minutos para chegar aqui! Então a) bom trabalho para mim b) pegue um exemplo deste artigo sobre o que o manteve lendo.
Uma quarta métrica subestimada para medir o engajamento do usuário no Google Analytics é a seção Páginas de Saída. Isto permite que você veja em quais páginas as pessoas terminam suas sessões (ao contrário das páginas de destino, que mostram quais páginas começam suas sessões).
Se um determinado tipo de página ou conteúdo estiver causando a saída das pessoas, pode ser hora de mudar alguma coisa.
O engajamento do usuário é fundamental
Tenho certeza de que você oferece o melhor produto aos preços mais competitivos do mercado. Mas se o site de seu concorrente engajar os usuários melhor do que o seu, você nunca terá a chance de provar isso a seus potenciais clientes.
Torne-o mais lúdico, personalizado e envolvente. O Google vai adorá-lo por isso e, o mais importante, seus clientes vão também.
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